O Incrível Poder do Não
- tecpr4
- 10 de jul.
- 2 min de leitura
Dizer “não” é um ato de coragem.
É uma palavra pequena, de apenas três letras, mas com um peso imenso, capaz de mudar o rumo de uma vida, de preservar uma alma, de resgatar a própria identidade.
Durante muito tempo, aprendemos que dizer “sim” é ser gentil, flexível, disponível. Que agradar é o caminho mais curto para ser aceito.
Mas, com o tempo, a vida ensina com sutileza ou com dureza, que o “sim” constante pode nos custar caro: nossa paz, nosso tempo, nossa verdade.
O “não” é uma forma de autocuidado.
Quando você diz “não” para o que te machuca, para o que te desrespeita, para o que te prende ou te esgota, você está dizendo “sim” para você. Para seus limites, para sua saúde emocional, para a sua liberdade.
É curioso como as relações mudam quando começamos a usar essa palavra com consciência. Algumas pessoas se afastam. Outras se aproximam com mais respeito. Mas o mais importante: nós nos aproximamos de nós mesmos. E isso muda tudo.
Dizer “não” não é ser duro. É ser honesto.
É ter clareza sobre o que você quer, o que você tolera, o que você merece. É entender que você não precisa estar em todos os lugares, agradar a todos, aceitar tudo. É entender que ser inteiro é melhor do que ser disponível.
Use o “não” como uma bússola.
Ele aponta o caminho da sua integridade.
Ele protege sua energia, sua essência, seus sonhos.
Não tema o “não”. Abrace-o.
Ele é a chave que abre as portas da sua autenticidade.
E só quem tem coragem de fechar algumas portas, pode abrir outras: mais verdadeiras, mais leves, mais suas.
Texto: Michel Dourado - Dirigente Espiritual - CECPR
Data: 10/07/2025
Commenti